segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lia Midia


Lia Midia é uma letra de João Grembecki. Personagem atualíssima, Lia Midia está em todo lugar e não dá folga para nossos sentidos. A música existe desde 2001 e aparece nos nossos três álbuns em gravações diferentes. Essa é a Lia Midia de 2009, terceira música da Centralização.
Peço aos meus amigos Cris e João que façam seus comentários aqui no blog. Escrevo aqui minha visão parcial dos fatos e não quero soar injusto omitindo alguma parte importante. Queridões, metam o bedelho!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Astronautas

Astronautas é a sexta música do álbum Centralização. A música existia desde 2001, mas só tomou esse formato e ganhou uma letra em 2007/2008, mesma época em que escrevi Pirofunks. 
Trabalhei bastante em cima dos overdubs nesta música. Guitarra solo invertida indo da esquerda para a direita e vice-e-versa, guitarra base imitando som de órgão, no fim o sample da abertura do windows transposto para o tom da música, hehehe, etc, etc...  
Os teclados são do Tiago Mineiro. 
As fotos foram tiradas por Tatiana Cavaçana no estúdio do João em Atibaia. Os bonecos, o dragão e nossas perucas são de autoria do João Grembecki. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Por que Pirofunks?

Pirofunks é meu email no gmail desde 2007. Algumas pessoas já me perguntaram: 'afinal, por que Pirofunks?' Uma vez passei esse email para um paciente e ele disse: 'não vou nem perguntar o porque de Pirofunks?' hehehe
Pirofunks é um termo que eu inventei para os funks - não os cariocas, mas aquele som groove que rola quando os músicos fazem jams (jazz after midnight!) - os funks dos Piroplásticos, os pirofunks ou funk´n´plásticos, rs! Enfim, nomeei Pirofunks o nosso estilo de fazer algumas músicas. É a quinta música do disco Centralização:



Há alguns anos, assisti o programa Roda Viva e nesse dia a entrevista era com Patch Adams. Alguns de vocês talvez tenham visto o filme Patch Adams - O amor é contagiante. Eu nunca vi o filme, rs, mas a entrevista foi o suficiente. http://www.youtube.com/watch?v=8Q7aqa-G0l8
O cara se veste como um Salvador Dalí da medicina, sei lá... muito doido, muito bom, todos precisam ver hehehehe...
Num determinado momento da entrevista, ele conta que o jeito dele de se vestir é uma forma de atrair os outros para uma conversa e assim ele transmite as idéias que quer passar - e as idéias dele são deliciosamente perigosas, subversivas até eu diria. 
Ele ilustra com um causo mais ou menos assim: 'Outro dia um menino não tirava o olho de mim, até que finalmente ele perguntou: "Tio, por que você tem um garfo na orelha?" rsrsrsrs (se referindo ao brinco de Patch, que é em formato de garfo!)' ... Eu gostaria de lembrar o restante, mas só assistindo novamente, deixo a sugestão para que assistam, vale!
Escrevendo esse post, me dei conta que o Pirofunks, além de um nome inventado para o jeito dos Piroplásticos de fazerem música, tem a função também de criar curiosidade nos outros e, quando funciona, levar à pergunta: 'Por que Pirofunks?' :)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Todos estão surdos

Essa é a nossa versão de Todos estão surdos, música sensacional de Roberto Carlos http://www.youtube.com/watch?v=PBiMNqJiNds&feature=related e sucesso com Chico Science e a Nação Zumbi http://www.youtube.com/watch?v=Flg4AccZ54A&playnext=1&list=PL32B8BF12239E04E5
O logo dos Piroplásticos no clipe é uma criação do João Grembecki e vemos três variações desse logo durante a música.
Quem faz o vocal é ator Nivaldo Todaro. O Nivaldo faria o papel do Mestre Ananias, personagem da Centralização, um mestre e guia espiritual dos Piroplásticos. Todos estão surdos é a quarta música do disco Centralização.