quinta-feira, 19 de abril de 2012

Shivaia



A versão postada agora, vem depois de Black e Hipnotizado, músicas que ambientam os efeitos da igreja em seus fundadores. É uma antecipação do que está por vir. 

Na música anterior, estávamos hipnotizados. Em Todos estão surdos 2, Ananias retorna de sua nave miraculosa. Será que os Piroplásticos acordarão do transe?...

O retorno de Ananias foi para dizer que ficamos surdos e cegos de cobiça pelo dinheiro centralóide.

A ideia para Shivaia surgiu depois que eu e a Silvia fomos ao Yoga para paz. Foi em 2007, num domingo do dia dos pais, se eu não me engano.

Nesse ano, rolou um show do Krishna Das, um músico de voz grave - um Noriel Vilela (16 toneladas) da música indiana. Nós já conhecíamos o som dele e o show do cara foi bem divertido. 

Eu fiquei com uma das músicas na cabeça, Om Namah Shivaya http://www.youtube.com/watch?v=bcdI-c-jAWQShivaya Namah Om é uma saudação ao deus Shiva e eu tirei a música puxando pela memória.

No ensaio seguinte, toquei a música para o Cris e o João e fizemos uma jam daquelas intermináveis cantando Shivaya Namah Om e seus dois acordes A# e Cm. Nos ensaios seguintes lembrávamos da música e tocávamos - tinha tudo a ver com a Centralização.

Tocamos tanto que virou uma música nossa. O João acrescentou a letra para o mestre Ananias, interpretado pelo ator Nivaldo Todaro nessa gravação. Exceto os vocais, a música foi gravada ao vivo sem acréscimo de overdubs.

O que eu mais gosto na letra é da parte do amém. Era a maior alegria cantar essa parte e eu sempre gostei de substituir, mentalmente, amém pelo imperativo simpático amem. Os Piroplásticos não estavam mais hipnotizados. Repetiam amém enquanto Ananias ordenava: amem!