Rasboços e Escunhos é um espaço para que eu compartilhe minhas músicas e o percurso que seguirei no trabalho de produção dessas músicas. Explico. Postarei as faixas-guia no blog e depois acrescentarei novas 'camadas' sonoras às guias.
O que estou chamando de faixa-guia é uma versão inicial da música com o violão, a voz e o metrônomo dando o número de batidas por minuto (bpm). As exceções ficam por conta de Antigo e ao mesmo tempo novo (Vriemia) e Sgt Pimenta, ambas contam com samples de bateria baixados na internet e que me ajudaram bastante na marcação do tempo.
A faixa-guia serve de referência para gravar os outros instrumentos, por exemplo: um solo de guitarra, a bateria, o baixo, uma nova versão do vocal... É o que estou nomeando de novas 'camadas' sonoras.
Basicamente, esse será o processo que vou seguir nos próximos meses, postar as faixas-guia e acrescentar novas camadas sonoras.
Além de compartilhar, Rasboços e Escunhos tem a função de convidar o visitante a participar do processo, me ajudando a acrescentar novas camadas sonoras às faixas-guia que eu for postando.
Para isso, o visitante precisará de algum programa que permita gravar e editar áudio por meio do computador. Sugiro os programas Sound Forge ou Audacity, que dão conta do recado.
Tutorial em inglês do Audacity: http://www.youtube.com/watch?v=B7Md_7rOEjI&feature=fvst
Usando um desses programas, o visitante importa o arquivo de áudio (a faixa-guia) para um canal e utiliza um outro canal para gravar sua colaboração. Para obter o arquivo de áudio (a faixa-guia), eu posso enviar para o email da pessoa ou o visitante pode salvar a música diretamente do youtube, usando esse programa: http://www.baixaki.com.br/download/youtube-to-mp3-converter.htm
Gravada a camada sonora, o visitante envia um email para lucioartioli@terra.com.br com a sua colaboração em anexo. Eu postarei no blog, citando o autor. Dúvidas? Manda por email!
A tempo. Uma idéia puxa a outra e eu sei que tem gente por aí produzindo música nova nos seus estúdios caseiros. Convido vocês, viajantes do som da música, a compartilharem suas próprias composições comigo e, se autorizarem, a divulgar o som de vocês também. Que tal?
Enquanto escrevo esse post, bato papo também com o meu amigo Leonardo Goy (da banda Coyote Guará http://www.myspace.com/coyoteguara, de Brasília, e antigo companheiro na extinta banda Os Surreais) no google talk. Ele gostou do blog e disse que eu poderia batizar a idéia de twitmusic, rs. Começou a falar em bandas virtuais fazendo som, compondo pela internet. Que idéia maravilhosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário