Última música do álbum A Centralização, Só Precisa Amor é a nossa versão para All You Need Is Love dos Beatles.
Eu sempre gostei muito dessa música dos Fabfour, principalmente depois de prestar atenção nos seus detalhes. Destaco dois, entre os numerosos detalhes que me chamam a atenção nessa música.
Primeiro, o compasso da música: 7/4 - sete tempos por compasso. Bastante incomum. A maioria das músicas que estamos acostumados a escutar tem o andamento 4/4.
Em All You Need Is Love, ao começo de cada estrofe, temos a impressão de que um tempo foi subtraído e que a cada nova estrofe os acordes apressam em se repetir. Por exemplo, a duração do coro love, love, love, é de sete tempos. Prestando atenção no baixo, conte até sete e você vai perceber o que eu estou falando: UM, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, UM, dois, três, quatro... (e assim por diante. A acentuação é sempre no começo do compasso - sempre no primeiro love do coral)
Essa música parece simples de tocar, mas não é. Gastamos vários ensaios para internalizar esse andamento. Finalmente conseguimos, como vocês podem ouvir!
O segundo detalhe em All You Need Is Love é tão bom ou até melhor que o primeiro. E esse detalhe é impossível de ser reproduzido por um trio... é no mínimo surpreendente.
Por volta de 3:14 minutos da música - um pouco depois de entrar o primeiro cara com o cartaz estilo "vende-se ouro" preso ao corpo, com a palavra amor em várias línguas - começa uma sonoridade estranha; um som de orquestra que não combina com o restante da música.
Eu sempre achei que não fazia o menor sentido aquele emaranhado de sons de orquestra. Eu conseguia no máximo pensar que este era mais um efeito psicodélico e surreal (e não deixa de ser!)
Um dia, eu escutei o som que eu ouvia... e o que eu escutei? O começo de Greensleeves!!!!
Era enorme a minha alegria frente a descoberta que eu fizera. Lembro de ter contado para vários amigos, como se eu fizesse parte de um seleto grupo de iniciados que tiveram acesso à verdade, rs!
Só Precisa Amor, é a moral da estória da Centralização. A gente pode fazer algumas leituras dessas palavras juntas. A minha leitura favorita é no sentido de que o amor é fundamental. Gosto de pensar que a trajetória dos Piroplásticos no álbum, terminou falando da importância do amor.
Aprendemos muito uns com os outros ao longo dos quase 10 anos de banda... o mais importante, foi que demos muita risada juntos e nos divertimos pirando no pirofunk e centralizando geral!
A tradução da letra de All You Need Is Love é de autoria do José Rubens Siqueira - pai do João e renomado diretor de teatro, além de tradutor de diversos livros no Brasil (destaco Eichmann em Jesurasalém - um Relato sobre a Banalidade do Mal, Hannah Arendt. Companhia das Letras). É uma honra ter a participação dele no disco. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Rubens_Siqueira
Exceto os vocais, feitos pelo ator Nivaldo Todaro (Mestre Ananias) e pelo Cristiano Di Donato, não houveram overdubs em nossa versão, ou seja, nenhum instrumento foi gravado depois. É ao vivo no estúdio.
Sou fã desse disco e, nas últimas semanas, tenho escutado bastante - ele tá na disqueteira da sala. E nessas ouvidas me dei conta que tb faço parte dele, nas invencionices de Mestre Ananias e graticidade - que me sorriu pela primeira vez no Bourbon -, e acima de tudo, acompanhando como ouvinte todo o seu processo de composição. Achei bonita a sua conclusão com os piroplásticos. Parabéns. LOVE Silvia
ResponderExcluir